ESPORTES

Atlético x Palmeiras: CBF libera áudios e explica decisões polêmicas do VAR – Superesportes

Breno Lopes marcou o segundo gol para o Palmeiras, mas o árbitro anulou por falta em Mariano foto: César Greco / Palmeiras

Breno Lopes marcou o segundo gol para o Palmeiras, mas o árbitro anulou por falta em Mariano

A CBF liberou nesta sexta-feira (30/9) os áudios de dois lances que envolveram o VAR no confronto entre Atlético e Palmeiras, que ocorreu na quarta-feira (28/9), no Mineirão, pela 28ª rodada do Brasileirão. Mesmo com a vitória por 1 a 0, os palmeirenses reclamaram bastante de um pênalti não marcado em Atuesta e o gol de Breno Lopes anulado. 

Saiba mais

O primeiro lance do duelo entre Galo e Verdão que a Confederação Brasileira de Futebol liberou o áudio foi o possível pênalti em Atuesta. Aos 28 do segundo tempo, já com o placar de 1 a 0 para o Palmeiras, o meia da equipe paulista entrou na área e foi derrubado após pisão de Mariano, lateral do Atlético. No momento do lance, o árbitro Marcelo de Lima Henrique disse: “Segue, segue”. Porém, com a possibilidade de pênalti, o VAR verificou a jogada. Em 22 segundos de revisão, o responsável pelo vídeo, o árbitro Rodrigo Carvalhaes de Miranda, afirmou, concordando com a marcação do juiz de campo: “Tem um pisão ali [de Mariano em Atuesta], mas é um pisão acidental, não é uma ação faltosa”. O outro lance polêmico ocorreu no minuto 42 da etapa final. Após vacilo de Mariano, Rafael Navarro roubou a bola, os jogadores trombaram e o atacante palmeirense rolou para Breno Lopes ampliar o placar para o Verdão. Entretanto, no campo, Marcelo de Lima Henrique anulou o gol e marcou falta em Mariano. Desta vez, a revisão do VAR levou mais tempo para decidir. Após um minuto analisando a jogada, Rodrigo Carvalhaes de Miranda disse: “Marcelo, segue a decisão de campo. Tem uma disputa ali, ele [Rafael Navarro] tromba no quadril [do Mariano]. Ação faltosa e impede que o jogador continue na jogada”. Com isso, o pênalti não foi marcado para o Palmeiras e o gol foi anulado, terminando com o placar de apenas 1 a 0 para o líder do Campeonato Brasileiro. Já o Atlético foi derrotado novamente em casa e está em sétimo, um ponto à frente do rival América, oitavo colocado, e quatro tentos atrás do Athletico-PR, primeiro time dentro do G6.